I Simpósio de TCE de Araguari

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS MEMBROS DA LAPA

 
A Liga Acadêmica de Patologia de Araguari/MG, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, faz saber a todos os candidatos à membros eletivos que realizaram a prova no dia 05 de setembro de 2013, e à toda comunidade acadêmica quais são os classificados.
A LAPA agradece a todos pela participação e informa aos excedentes a possibilidade de chamadas subsequentes com base neste resultado durante o segundo semestre de 2013.
Os classificados devem apresentar-se na reunião de recepção a realizar-se no dia 16 de setembro de 2013 no laboratório de patologia da UNIPAC (Complexo Anatômico).
 

COLOCAÇÃO

CANDIDATO

1

Mayanderson Rosa da Silva

2

Naila Souza Coutinho

3

Marina Dutra Oliveira

4

Pedro Henrique P. Espíndola

5

Raiane Neves Freitas

6

Pablo Vinícius da Fonseca

7

Priscila Gonçalves Pereira

 
Os candidatos que desejarem saber a nota individual, os critérios de correção e demais informações podem contactar a liga por e-mail (contatolapa@live.com), ou com os membros.
Sejam todos bem vindos.
 

Congresso Brasileiro de Patologia

A LAPA recomenda para todos os interessados o Congresso Brasileiro de Patologia,que acontecerá em Florianópolis em novembro deste ano. A LAPA terá o prazer de apresentar no congresso um raro relato de caso de um fibroma calcificante de ovário, que ainda não havia sido relatado no Brasil e com poucos casos relatados no mundo.
Não percam essa oportunidade!

Mais informações no link abaixo.

NOVEMBRO AZUL CONSCIENTIZA HOMENS PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens

 

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

 

                                         Divulgação/Instituto Lado a Lado

 

PREVENÇÃO

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

EXAMES

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

 

TRATAMENTO

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 

REDE PÚBLICA

A Política Nacional de Atenção Oncológica garante o atendimento integral a todos aqueles diagnosticados com câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas. Mas para ser atendido nessas unidades e centros é necessário ter um diagnóstico já confirmado de câncer por laudo de biópsia ou punção.

 

Fonte:
Ministério da Saúde 
Instituto Nacional do Câncer 
Portal Brasil

 

Bem-vindos à Lapa!

O termo Patologia significa estudo das doenças (do gr. Pathos = doença, sofrimento, e logos = estudo, doutrina). A Patologia pode ser conceituada como a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam (Bogliolo Patologia, 7ª. ed., 2006). Didaticamente, a Patologia é dividida em Patologia Geral e Patologia Médica. A primeira relaciona-se às alterações celulares e teciduais decorrentes de um estímulo anormal do meio ambiente, de modo que a segunda aborda a repercussão desses estímulos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.

A LAPA enquanto um órgão de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Campus IX - Araguari, situado no Município de Araguari, Estado de Minas Gerais, trata-se de um órgão com a participação de médicos estando sempre aberto a todas as correntes de pensamento, regendo-se pelos princípios de liberdade de expressão, ensino e pesquisa.

Desta forma, com o intuito de aprofundar-se nos estudos de temas em Patologia, formou-se a Liga Acadêmica de Patologia de Araguari, no ano de 2012. Esse projeto englobará atividades extracurriculares e também as realizações de ações interdisciplinares.

 

“A Medicina é a arte com a qual o homem promove a mais bela obra: a vida.”

Daison Dias

 

Cadastro na ABLAM

A LAPA vem informar a todos a concretização de seu cadastro juntamente à Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), formalizando assim junto à comunidade acadêmica seu compromisso de aprofundar-se nos estudos de temas em Patologia, principalmente atuando sobre temas imprescindíveis à nossa formação e esquecidos de nosso currículo.

As Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) – entidades estudantis aprofundam temas da Medicina – nasceram no Brasil, em 1920, com a criação da Liga de Combate à Sífilis da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Nos anos seguintes, diversas iniciativas semelhantes foram surgindo nas mais variadas instituições de ensino médico do país, sendo possível observar recente um aumento exponencial do número de LAM. A fundação da ABLAM pelos estudantes, em 2005, visa discutir a complexidade organizacional que se encontra neste tipo de atividade, propondo soluções para as dificuldades encontradas. Atualmente conta com o apoio de entidades médicas nacionais como a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina para exercer suas atividades em todo o país.

       

                                      Ele não trabalha em consultório,

                           mas você pode marcar uma consulta com ele.

 

                                                      Ele está lá,

                                         nos "bastidores" da medicina.

                      

 

NOVIDADES

Human papillomavirus vaccine injection - Copyright: Science Photo Library

Human papillomavirus vaccine:

Comparison of the efficacy of bivalent and quadrivalent vaccines against non-vaccine-type HPV.

Meningitis: analysis of national surveillance data to assess the effect of meningococcal A conjugate vaccine on meningitis incidence and epidemics in Burkina Faso by Ryan T Novak and colleagues.

Prevalence of tuberculosis, hepatitis C     virus, and HIV in homeless people: a systematic review and meta-analysis: Accurate estimates of prevalence data are important for public policy and planning and development of clinical services tailored to homeless people. 

Core biopsy: uma técnica confiável para o diagnóstico histopatológico do câncer de mama? Tem sido cada vez mais adotada como procedimento padrão para o diagnóstico inicial do câncer de mama, pois, além de ser um procedimento relativamente pouco agressivo.   Veja o vídeo abaixo.

 

 

cadastro da LAPA junto à SBP!

Caros colegas, é com imenso prazer que venho de informá-los que a LAPA (Liga Acadêmica de Patologia de Araguari/MG) é uma das 23 ligas de patologia cadastradas junto à Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) em âmbito nacional. A SBP acredita que a criação das Ligas sensibiliza o aluno para a especialidade, fazendo com que o aluno adquira maior conhecimento.

Atividades

Em breve serão divulgados os temas dos seminários, as respectivas duplas, atividades práticas, além de nossos projetos sociais de extensão e de iniciação científica.
Aguardem.

Parceiros

     

   American Society for Clinical Pathology    

    Unipac Araguari   Medicina UNIPAC Araguari     

            

 

 

Contato

LAPA

contatolapa@live.com

Avenida Minas Gerais, 1889
Araguari-MG
38440042

Pesquisar no site

 

VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode